Reconhecendo uma pirâmide financeira com Bitcoin



Bitcoin é pirâmide ?
Não, é apenas um tipo de instrumento usado em pirâmides, assim como Real, Dólar, Cosméticos, Anúncios, etc.”

Por que é tão relacionado com pirâmides?
Como o bitcoin está com uma valorização acentuada e vem ganhando muito espaço na mídia, os piramideiros se aproveitam dessas condições para ganhar mais adeptos mostrando “ganhos” superiores às outras formas de pirâmides e investimentos tradicionais.

Como reconhecer uma pirâmide ou similar envolvendo Bitcoin?
Se estão garantindo lucratividade e pedindo a indicação de novos usuários, fuja, é cilada. A indicação de novos usuários normalmente é necessária para bancar o negócio em momentos de baixa. A lucratividade só existe se a moeda está se valorizando, o que não acontece todo dia. A garantia, nesse caso, é a entrada de novos “investidores”, os quais, se deixarem de entrar ou pedirem o saque dos valores, quebram a cadeia e o negócio desaba.

Qual a dica para quem está começando:
A principal dica é: compre e use seus bitcoins sozinho, você só precisa criar uma carteira (grátis), fazer o cadastro em uma corretora e comprar seus BTC (pequenas taxas). Não deixe seus BTC armazenados nas corretoras, transfira imediatamente para sua a sua carteira. Simples assim. Você passa a ser o seu próprio banco central.